Falta de recursos não deve ser desculpa de gestores públicos para não cumprirem a Lei do Piso

Falta de recursos não deve ser desculpa de gestores públicos para não cumprirem a Lei do Piso




Em alguns estados brasileiros, o novo piso salarial dos professores da rede pública já é alegado como uma dificuldade para governantes estaduais e municipais. O valor, que antes era de 1.697 reais, passou para R$ 1.917,78, num percentual de 13,01%.

De acordo com a Agência Brasil, antes de anunciar o novo valor, o ministro da Educação, Cid Gomes, reuniu-se com representantes do Consed, da Undime e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e, segundo as entidades, o ministro teria se mostrado aberto ao diálogo. 

A situação maranhense

Em 2014, os professores da rede pública estadual não precisaram recorrer à greve: o governo do Estado pagou o reajuste de 8,32% conforme determinado pela Lei do Piso Nacional do Magistério. No entanto, várias prefeituras municipais recusaram-se a cumprir a Lei e alguns gestores mereceram nota zero na questão do aumento salarial de seus professores – destaque para a administração de São José de Ribamar, que adiou para 2015 o reajuste de 2014.

O governador Flávio  Dino (PC do B) garantiu aos professores do estado, neste sábado (17), que aplicará o reajuste de 13,01% nas remunerações dos educadores ainda na folha de janeiro.


Em entrevista ao Portal do Educador, o presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, falou sobre a expectativa para o pagamento do reajuste do Piso do Magistério em 2015. “Temos a retaguarda do MEC e da própria Lei do Piso, que determinam o aporte de recursos para os municípios que comprovarem a impossibilidade de cumprir o reajuste salarial dos professores. Sendo assim, não há razões para não garantir a recomposição salarial de 13,01%, porque o dispositivo na lei garante esse aporte de recurso, desde que o estado ou o município comprovem que não têm como pagar”.

Pelo Estatuto do Educador, aprovado em 2013, o reajuste do piso do magistério serve como referência de recomposição dos educadores e deve ser aplicado na tabela salarial da categoria.

A situação local


O Presidente do SINSEPAP(Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Alto Parnaíba MA), professor Carlos Biá, endossou  a fala do presidente do SIMPROSEMMA, Júlio Pinheiro que disse: “O Sindicato vai manter nossa categoria ativada em torno desse tema. Naturalmente, há uma ansiedade para saber se o reajuste vai sair agora. De nossa parte, vamos cobrar do governo o compromisso do cumprimento da Lei do Piso”.


Desde de a criação do Plano de Carreira o município de Alto Parnaíba, vem cumprindo os índices indicados pelo Governo Federal, esperamos que este ano não seja diferente, para que não seja preciso recorrermos a necessidade de paralisações e mobilizações para o real cumprimento da lei, que estabelece também, redução da carga horaria que ainda não foi estabelecido pela atual gestão. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010