Governo do Maranhão inaugura primeiro Centro de Testagem do Brasil


Centro de Testagem do Maranhão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (Foto: Julyane Galvão)

Iniciativa pioneira no Brasil, o Centro de Testagem do Maranhão para casos de novo coronavírus começou a funcionar nesta segunda-feira (16). O espaço, localizado na Policlínica Diamante, está recebendo casos suspeitos de Covid-19 para a coleta de material para a realização dos exames laboratoriais e orientações sobre as medidas que devem ser tomadas até o resultado do exame. O Centro de Testagem, implantado pelo Governo do Estado, funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, reforça o objetivo do Centro de Testagem. “Essa é uma estratégia para diminuir a demanda das urgências e emergências, assim como uma forma de reduzir os riscos de transmissão do vírus no estado. Mesmo não tendo caso confirmado ainda da doença, o Maranhão tem atuado preventivamente para atender os pacientes e orientar da melhor forma possível a população. Além do Centro de Testagem, estamos preparando novos leitos de enfermaria e UTI, dentre outras medidas”, explica o secretário.

O Centro de Testagem, na Policlínica Diamante, possui uma entrada específica a fim de evitar o contato dos casos suspeitos com os demais pacientes da unidade de saúde. Logo na entrada, os pacientes do Centro de Testagem são orientados a usar máscara de proteção e passam por uma breve triagem. Ao entrar para o atendimento, uma entrevista é realizada com o paciente a fim de avaliar se o caso se enquadra nos critérios para ser considerado suspeito.

Se o caso for considerado suspeito – ou seja, se a pessoa for recém-chegada de áreas com casos confirmados da doença, apresentar sintomas como febre, tosse e outros sintomas respiratórios ou tiver tido contato com alguém com a doença – o paciente é encaminhado para a imediata coleta de material para a realização do exame. A coleta é realizada no Centro de Testagem e encaminhada para o Laboratório Central do Maranhão (Lacen-MA), que realizará o mapeamento viral e, caso necessário, enviará a amostra para o Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Se o paciente estiver com o quadro clínico agravado, é encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para os cuidados médicos necessários. Caso contrário, os pacientes vão para casa e se comprometem a ficar em isolamento domiciliar, aguardando o resultado do exame. Os pacientes em isolamento domiciliar são monitorados por equipes de saúde que acompanham a evolução de cada caso.

Se o caso não for considerado suspeito, esgotando-se as possibilidades da pessoa ter se contaminado de alguma forma, o paciente é orientado a ir para casa e tomar os cuidados necessários.

O diretor do Lacen-MA, Luiz Fernando Ramos Ferreira, explica o fluxo para a realização do exame. “O Lacen é o coordenador de toda a rede, pública e privada, de laboratórios e tem papel de orientar as ações que devem ser tomadas, em cada etapa, seguindo o fluxo proposto pela Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde, deste e de outros agravos, para termos agilidade na realização ou no envio de amostras para as referências nacionais. Quando necessário, enviamos a amostra para o Instituto Evandro Chagas”, conta Luiz Fernando Ramos.

Outras medidas

Dentre outras medidas tomadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), está a ampliação dos leitos de enfermaria e UTI no Hospital Carlos Macieira, em São Luís, exclusivamente para atender casos graves que necessitem de isolamento, bem como a criação de 50 novos leitos de enfermaria no Centro de Saúde Dr. Genésio Rego, localizado no bairro da Vila Palmeira.

Como medida preventiva, o Governo do Maranhão determinou que os servidores públicos estaduais que apresentarem sintomas de resfriado, gripe ou similares fiquem em casa, até o desaparecimento dos sinais. A mesma coisa vale para as comunidades escolares. O Governo do Maranhão também orientou, em razão do perigo de contágio, que viagens para áreas de risco, que não sejam emergenciais, devem ser evitadas.

O poder público estadual tem reforçado também a divulgação das ações preventivas. As orientações para a população em geral é manter hábitos de higiene como lavar as mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, evitar contato com pessoas resfriadas ou gripadas, evitar contato com boca, nariz e olhos, e manter ambientes sempre arejados.

Atendimento à população

Por meio do número (98) 3133-6406, a população será auxiliada sobre o atendimento do Centro de Testagem do Maranhão. Há também o telefone 136, implantado pelo Ministério da Saúde, para esclarecimentos sobre o Covid-19.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010