98 ANOS DO GLORIOSO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL!


No dia 25 de março de 1922, em Niterói, Rio de Janeiro, realizou-se o Congresso de fundação do Partido Comunista do Brasil. Estiveram presentes nove delegados, representando 73 filiados de todo o país.

O seu surgimento foi uma consequência direta das grandes greves operárias de 1917, 1918 e 1919 - que sacudiram o Brasil de norte a sul - e da vitória da Revolução Russa.

O seu surgimento ocorreu em um momento de profundas rupturas em nosso país, do que foram expressão a Semana de Arte Moderna, o Levante do Forte de Copacabana, a Coluna Prestes e a Revolução de 30.

Primeiro partido brasileiro a levantar as bandeiras da reforma agrária, dos direitos trabalhistas e da luta anti-imperialista, a história dos 98 anos do PC do Brasil se confunde com a história do povo brasileiro.

Não há uma única conquista dos trabalhadores ou do nosso povo que não tenha contado com a luta e com a participação do PC do Brasil!

Além de ser o Partido mais antigo do país, ele também foi o mais perseguido. Nesses seus 98 anos de existência, sofreu todo o tipo de perseguições e de ataques, tendo tido milhares de militantes perseguidos, presos e mortos.

Assim, foi forçado a atuar de forma clandestina durante 61 anos! 

Mas nunca conseguiram destruí-lo, pois expressa uma necessidade histórica da luta dos trabalhadores, por um Brasil mais democrático, soberano e justo, um dia Socialista!

Hoje, com mais de 400 mil filiados, presente com destaque nas lutas sindicais, estudantis, comunitárias, feministas, anti-racistas, por livre opção sexual, nos parlamentos e nos executivos de todo o país, o PC do Brasil esbanja juventude e combatividade!

Como disse o poeta Ferreira Gullar, referindo-se ao Partido Comunista do Brasil: "QUEM CONTAR A HISTÓRIA DO NOSSO POVO E DE SEUS HERÓIS, TEM QUE FALAR DELE. OU ESTARÁ MENTINDO."

Para homenagear os 98 anos do Partido Comunista do Brasil - no qual tenho a honra de militar há mais de 50 anos - transcrevo a seguir uma poesia do chileno Pablo Neruda:

AO MEU PARTIDO

Me deste a fraternidade ao que não conheço.
Me agregaste a força de todos os que vivem.
Me voltaste a dar a pátria, como em um nascimento.
Me deste a liberdade que não tem o solitário.
Me ensinaste a acender a bondade como o fogo.
Me deste a retitude que necessita a árvore.
Me ensinaste a ver a unidade e a diferença dos irmãos.
Me mostraste como a dor de um ser morre na vitória de todos.
Me ensinaste a dormir nas camas duras de meus irmãos.
Me fizeste construir sobre a realidade, como sobre uma rocha.
Me fizeste adversário do malvado e muro do frenético.
Me fizeste ver a claridade do mundo e a possibilidade da alegria.
Me fizeste indestrutível, porque contigo não termino em mim mesmo.

Boa luta!
Raul Carrion

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010