A saúde é direito de todos e dever do Estado. Menos em Alto Parnaíba!




Veja o que diz a Constituição Brasileira:

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao poder público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;
II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

III - participação da comunidade.
§ 1º - O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195 , com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.

É isso que diz a Carta Magna do Brasil, mas a situação em Alto Parnaíba, cidade localizada no extremo sul, e distante mais de mil quilômetros da capital do estado do Maranhão é totalmente diferente, com o cancelamento do convenio com Sistema Único de Saúde – SUS, por parte do Hospital e Maternidade São Geraldo, todos os procedimentos médicos realizados naquela unidade de medicina, única da cidade,  são feitos exclusivamente por conta dos pacientes, ou com a opção dos parentes do enfermo pedir ao chefe do poder executivo para pagar suas despesas hospitalares que em muitos casos a resposta vem com um não porque não votou no 40.

É vergonhoso ver o povo mendigando por atendimento  hospitalar. As vítimas desse caos público somos nada mais, nada menos que nós mesmos. É evidente que nosso país não é dos melhores e que somos taxados como país de terceiro mundo. Mas, é o povo humilde que sofre com tantas filas, falta de médicos e falta de remédios, falta de salários dignos, falta de políticos comprometidos,  merece ser tratado como terceiros? Concluímos que saúde não dá voto, por isso os governos não oferecem os investimentos necessários ao setor, lamentavelmente!!! Até quando???

Leia também:
http://deciorocha.blogspot.com.br/2009/09/falta-um-hospital-publico.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010