Uma ABIO pode atrasar a inauguração da Ponte sobre o Rio Parnaíba !!!

Ponte com 185 metros de extensão, sobre o Rio Parnaíba, na BR 235, liga as cidades de Alto Parnaíba MA e Santa Filomena PI. 

Com 185 metros de extensão, formada por dois vãos laterais de 50,50 metros e um vão central de 84 metros, a ponte estaiada que tem previsão de investimento na ordem de R$ 30 milhões, atendendo anseio antigo dos moradores e produtores de grãos da região que se tornou a última fronteira agrícola do pais, o MATOPIBA, que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que terá safra recorde este ano. 

A obra da ponte, está sendo executada pela ARTILESTE Construções e está bastante adiantada, podendo ser concluída no mês de setembro deste ano.

Só que tem um porém, para a construção do anel viário em Alto Parnaíba, que dará continuidade a BR 235 sentido Tocantins e MA 006, sentido Maranhão,

é necessário uma ABIO - Autorização de Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico, que é concedida pelo órgão ambiental para autorizar a coleta de material biológico, captura ou marcação de animais silvestres in situ e o transporte de material biológico para a realização de estudos ambientais que subsidiam o processo de licenciamento ambiental.

 A obtenção da Abio, por meio do Portal de Serviços do Governo Federal, está restrita ao licenciamento ambiental conduzido na esfera federal (sob a responsabilidade do Ibama) e atende aos procedimentos definidos na Instrução Normativa Ibama nº 08, de 14 de julho de 2017.

Se algo não for feito nos próximos dias, correremos o risco de ficar olhando a ponte tão sonhada por todos, pronta e sem utilidade. A comunidade de Alto Parnaíba MA, Santa Filomena PI, produtores e todos que sonham ver essa grande obra servindo a população, fazem um apelo ao Presidente Jair Bolsonaro e ao Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, que liberem o mais rápido o andamento do contorno, para que essa inauguração aconteça logo.

O Presidente da APROSOJA MA, José Carlos de Paula, que representa os produtores de grãos do Estado do Maranhão, fala sobre a importância da conclusão desta importante obra.

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010