PCdoB convida para entrega do prêmio José Augusto Mochel

PCdoB convida para entrega do prêmio José Augusto Mochel


Márcio Jerry - Presidente PC do B MA

Este ano o evento homenageia 8 personalidades do Estado. Solenidade será realizada na quinta, às 18 horas, no Grand São Luís Hotel


O PCdoB São Luís faz convite para a cerimônia de entrega da 8ª edição do Prêmio Augusto Mochel, que acontece na próxima quinta-feira (18), quando o PCdoB fará homenagens a personalidades de lutas populares, militantes, lideranças políticas e entidades que tenham se dedicado às causas democráticas.

O “Prêmio José Augusto Mochel”, em sua oitava edição, já é um evento aguardado por todos os militantes sociais do Maranhão. É o que garante o presidente do PCdoB/MA, jornalista Márcio Jerry, para quem “a premiação é um justo reconhecimento aos que se destacam na luta democrática, no presente e no passado”.

A solenidade foi instituída em 2007 pelo então deputado federal Flávio Dino, o prêmio representa uma homenagem permanente ao líder comunista José Augusto Mochel e já se tornou uma referência para a esquerda maranhense, que vê reconhecidos nomes dedicados à luta democrática, popular e socialista no Maranhão.

Chegando à sua 8ª Edição, o evento já homenageou diversas personalidades maranhenses, e este ano, fará homenagens a Maria Querubina (ativista pela reforma agrária), Haroldo de Oliveira (fundador do Sindicato dos Ferroviários), Clay Lago (presidente do Instituto Jackson Lago e ex-primeira dama do Estado), Guilhermando Toni (membro do Comitê Central do PCdoB) e Chico Sales (ex-presidente da Fetaema). Na categoria de homenagens póstumas, será rememorada a estória de José Machado, sindicalista assassinado na década de 80, Nelson Brito, que militou na área da cultura e coordenou o Laborarte e Antônio Soares, liderança política de Barra do Corda.

A premiação acontecerá no Grand São Luís Hotel (Centro), a partir das 18h e reunirá diversas lideranças políticas, representantes de movimentos sociais e populares.

Conheça Augusto Mochel


Augusto Mochel que faleceu em 25 de março de 88, em São Paulo, foi militante do movimento estudantil e teve marcante atuação no combate à ditadura militar. Participou ativamente da luta pela redemocratização e apoiou as lutas de resistência camponesa num momento de graves conflitos pela posse da terra. Mochel também foi ativista na luta pela anistia e ajudou a fundar a Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos. Foi um dos reorganizadores do PCdoB no Maranhão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

FESTEJO EM HONRA A NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.