Morre o Ex-Prefeito de Alto Parnaíba Zé Paraíba

Morre o Ex-Prefeito de Alto Parnaíba Zé Paraíba

Foto: Carlos Biah - Agência BPI

Na madrugada deste último dia do mês de abril e véspera  do dia do Trabalhador morre na cidade de Araguaina  - TO, aos 78 anos,  o paraibano de Sousa, José de Freitas Neto.

Zé Chofé como era conhecido quando por aqui chegou ao final da década de 60, foi motorista de caminhão e recebeu apoio nas terras maranhenses dos ex-prefeitos Corintho Rocha e José Soares.

Mas tarde se popularizou com o cognome de Zé Paraíba, ajudou na formação dos bairros de Alto Parnaíba. São José, Santo Antonio e principalmente o Santa Cruz onde conseguiu grande amizade.

No inicio da década de 1980, Zé Paraiba foi agricultor e boa parte da sua produção, na época de arroz, era distribuída para as famílias carentes, o que lhe rendeu o titulo de “Pai da Pobreza”. Nestes anos a população desta cidade passava por uma transição e sofria com o êxodo da zona rural para a urbana, o trabalho era escasso e, a base de alimentação de muita gente eram mangas colhidas na “Pontinha”.   

Mais tarde Zé Paraíba, entra na política se elegendo prefeito em 1989, teve como vice o atual prefeito Itamar Vieira  e contou com apoio de quase toda força política da cidade, sertanejos de todas as regiões do município, lideranças comunitárias, setores ligados à Igreja Católica, vários ex-prefeitos, como Renan Soares, Corintho Rocha, Raimundo Almeida, Gonzaga Lopes, faziam parte de seu palanque, derrotando seu opositor  José Ribamar Nogueira, agricultor e vice-prefeito do então prefeito Antonio Rocha Filho de quem recebera apoio, a eleição foi fácil, obtendo uma vantagem expressiva de votos.

Findando seu mandato e como na época não havia reeleição apóia a candidatura do agricultor mato-grossense Adalto Gomes da Silva, que venceu a médica Raimunda de Barros Costa, o dentista Ernani Soares e a líder comunitária Maria Filomena.

Depois do frustado governo de Adalto, Zé Paraíba se elege novamente prefeito de Alto Parnaíba, para seu segundo e último exercício a frente do executivo municipal, tendo como vice o Dr. Ernani Soares.

Seu último cargo politico foi o de vice-prefeito no período de 2009 a 2012 tendo como prefeito o Dr. Ernani Soares

Zé Paraíba foi derrotado por duas vezes em eleições majoritárias.

Já acamando e com uma das pernas amputada a Câmara de Vereadores de Alto Parnaíba lhe concedeu o titulo de Cidadão Altoparnaibano.


Ultimamente Zé Paraíba residia no bairro São José na companhia de Izoneth Mascarenhas Gama. O corpo está previsto para chegar por volta do meio dia, onde será velado em sua residencia, na rua Prefeito Antonio Rocha Filho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010