Governo avança na captação de recursos para a execução do Programa Corredor de Transporte e Integração Sul Norte do Maranhão
A finalização dos trâmites técnicos e administrativos
permitirá que o Governo do Maranhão inicie a execução da 1ª Etapa do Programa
Corredor de Transporte e Integração Sul Norte com a reconstrução do trecho de
233km da MA-006, entre os municípios de Balsas e Alto Parnaíba. O valor do
investimento está orçado em R$ 800 mi, onde o governo do Estado deve entrar com
uma contrapartida de 20% para a conclusão do projeto.
O financiamento da reconstrução da 1ª Etapa da maior rodovia
do Estado, em fase adiantada para conclusão, está sendo negociado com o Banco
de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Novo Banco de Desenvolvimento da
América Latina (NBD). Com larga experiência em operações no Brasil e corpo
técnico engajado na execução do projeto, as instituições trazem agilidade na
implementação do Programa.
Está previsto no projeto que a CAF se encarregará de
financiar a reconstrução do trecho entre os municípios de Alto Parnaíba e Tasso
Fragoso. O NBD assumirá o trecho entre Balsas e Tasso Fragoso totalizando os
233 km para conclusão da 1ª Etapa de reconstrução da rodovia.
O interesse em concretizar o Corredor de Transporte e
Integração Sul Norte do Maranhão é do tamanho da MA-006. Com 1225 km de
extensão a rodovia foi construída na década de 80 com o objetivo de ligar o
Norte ao Sul do Estado, não imaginando ter que atender, mais tarde, uma
importante fronteira agrícola para os estados do Maranhão, Piauí, Pará e
Tocantins, suportando 20 vezes mais o que foi dimensionado para estrada. A
falta de manutenção e conservação adequada da MA-006, em anos passados, também
ajudou a antecipar a durabilidade da rodovia e gerar a necessidade de
reconstrução da estrada.
Segundo o Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton
Noleto, quando o Governo recebeu a rodovia em colapso, em 2015, resolveu de
imediato adotar patrulhas mecânicas para dar suporte aos produtores rurais e a
recuperação emergencial dos trechos considerados mais críticos para garantir a
trafegabilidade da estrada, além de intervenções feitas referentes à sua recuperação.
Paralelo ao trabalho para evitar a interrupção no tráfego e o escoamento da
produção agrícola, Clayton Noleto conta que foi iniciado o Estudo de
Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) se tornando viável a
recuperação da MA-006, inicialmente do entroncamento da BR-222, em Buriticupu,
até o município de Alto Parnaíba.
“Não ficamos parados e estamos agora mais perto da
concretização deste sonho que é a reconstrução do trecho da MA-006, nesta
primeira etapa entre entre Balsas e Alto Parnaíba, para depois darmos sequência
à segunda etapa, avaliada em mais de 1 Bi para a sua execução”, frisou o
Secretário de Estado da Infraestrutura, acrescentando que o governo dará um
salto importante na logística de infraestrutura rodoviária garantindo agilidade,
menor custo de transporte, competitividade, segurança e comodidade aos que
precisam trafegar pela maior rodovia do Estado. “A reconstrução deste primeiro
trecho terá o redimensionamento e o alargamento da estrada para suportar a
carga adequada dada a importância da rodovia para o escoamento de boa parte da
produção agrícola do Estado”.
As ações contínuas do Governo do Estado na MA-006, têm
garantido a trafegabilidade da rodovia nos últimos anos. Recebem intervenções
constantes de conservação trechos que ficavam no isolamento, como Balsas a
Fortaleza dos Nogueiras (55 quilômetros), de Formosa da Serra Negra a Grajaú
(127 quilômetro) e Balsas a Alto Parnaíba (233 quilômetros).
Paralelo ao trabalho de obtenção do financiamento para a
reconstrução da rodovia e os serviços de recuperação emergencial para garantir
o tráfego e o escoamento da produção agrícola na região sul do Estado, a
Secretaria de Estado da Infraestrutura entregou neste ano o trecho de 42 km da
MA-006 entre o município de Pedro do Rosário ao povoado Cocalinho, no
entroncamento da BR-316, e deve concluir até o fim de 2018 a restauração do
trecho de 125 km entre os municípios de Grajaú e Arame.
O Governo reforça que concluiu os 65 km da MA-140, entre o
entroncamento da BR-230, em Balsas, ao entroncamento da MA-007, parte
integrante do Anel da Soja, que facilita o acesso a MA-006 para o escoamento da
produção agrícola. “Dos outros dois trechos do Anel da Soja na MA-007, um deles
foi retomado esta semana e o seguinte deve ser retomado em quinze dias
melhorando as condições da logística para o transporte na região”, complementou
Clayton Noleto enfatizando os investimentos contínuos para garantir a melhoria
das condições para o transporte da safra agrícola mantendo o aquecimento da
economia e a geração de emprego e renda.
Comentários
Postar um comentário