Prefeito Rubens Sussumu participa de reunião na Superintendência do IBAMA


O Prefeito Municipal de Alto Parnaíba, Rubens Sussumu, participou na tarde de hoje (26) de reunião na sede da Superintendência Estadual do IBAMA – Instituto do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, com presença de professores universitários, ambientalistas, representantes de órgãos governamentais e sociedade civil, coordenada por Ciclene Brito - Ditec/Ibama/MA.

No ano 2017 foi editado o Decreto Federal nº 9179/2017, que trata da Conversão de multas ambientais em benefícios ao meio ambiente.

O Ibama lavrou multas que totalizam cerca de 34 bilhões de reais. Destas, 4 bilhões não estão judicializadas, ou seja, estão mais acessíveis, e serão priorizadas para a conversão de multas. Destes, 300 milhões estarão alocados para a 1ª chamada pública, sendo que serão priorizadas as bacias do Rio Parnaíba e do Rio São Francisco (metade do valor em cada bacia). A chamada pública será lançada através de edital, e os projetos serão avaliados através da Câmara Consultiva Nacional. Serão alocados entre 5 a 50 milhões de reais por projeto.

A representante do IBAMA, Ciclene Brito, frisou que a primeira chamada pública seria direcionada apenas à bacia do Rio São Francisco. Contudo, foi ampliada para contemplar também a bacia do Rio Parnaíba. Portanto, com relação ao Maranhão, foi-nos solicitado que as instituições interessadas pudessem se manifestar, do ponto de vista técnico, explicando quais as áreas e intervenções prioritárias da Bacia do Rio Parnaíba em nosso Estado.



Na reunião, enquanto outros participantes defendiam que os recursos fossem alocados para projetos  sócios econômicos para diversos municípios o prefeito Rubens Sussumu, destacou que os principais afluentes, no lado do Maranhão, do Rio Parnaíba nascem no município de Alto Parnaíba, ou próximos dele, e, que abriga o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, criado por Decreto em 2002, com quase quinhentos mil hectares somente no nosso município e que é necessário fazer um georeferenciamento do parque, defendeu ainda a importância dos recursos serem utilizados na conservação das nascentes do "Velho Monge" e conservação do parque tão importante para sobrevivência do rio, e finalizou com a tese de que se o município, tem a maior area territorial dentro do parque nada mais justo que os benefícios sejam direcionados para Alto Parnaíba. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010