Prefeito Rubens Sussumu decreta ponto facultativo o dia 06 de setembro!

Sr. Raimundo (Vaqueiro)


 
Ponto Facultativo - Através do decreto nº 094 de 30 de agosto, o Prefeito Municipal de Alto Parnaíba, Rubens Sussumu, decretou Ponto Facultativo o dia 06 de setembro de 2018, considerando a Lei Municipal nº 037 de 20 de agosto de 2018 que instituiu o dia Municipal do Sertanejo e do Vaqueiro, a ser comemorado anualmente no dia 06 de setembro, uma das maiores manifestações populares do município de Alto Parnaíba.

O Projeto de Lei que culminou na Lei Municipal 37, foi interposto para apreciação e votação na Câmara Municipal pelo Vereador Horleide Lacerda.



Feriado da Independência, o dia 07 de setembro é feriado nacional, e, em Alto Parnaíba há várias décadas acontece o tradicional “Desfile Cívico”, em Comemoração a Independência do Brasil que este ano completa 196 anos. Ao longo destes anos a SEMED – Secretaria Municipal de Educação propõe um tema que é compartilhado entre as escolas do município que ano após ano coloca na avenida seus alunos que deslumbram com muita pompa, beleza e maestria o verdadeiro espirito cívico. Para este o tema será “Pátria amada, Brasil”.



Feriado da Padroeira – O dia 08 de setembro é comemorado o dia da padroeira(Feriado Municipal), ainda no longínquo século XIX, precisamente no ano de 1866, quando o casal Francisco Luís de Freitas e Micaela Abreu de Freitas, fizeram a doação de suas terras da fazenda Barcelona à Igreja Católica fundando assim a Vila Nossa Senhora da Victoria, que mais tarde foi instituído através de Lei Estadual, a seguir:

“LEI Nº 974 – de 8 de julho de 1871.
O Dr. José da Silva Maya, vice-presidente da província do Maranhão.

Faço saber a todos os seus habitantes que a assembleia legislativa provincial decretou e eu sancionei a seguinte lei:

Art. 1º Fica criada uma freguesia na povoação de Nossa Senhora da Victoria, que será a sede da mesma com a denominação de Nossa Senhora da Victoria, cujos limites serão pelo lado do norte, desde a confluência do ribeirão Limpeza, no rio Parnahiba, até as suas vertentes ou cabeceiras, e desta em rumo direito ao occidente até o rio Balsas; pelo lado sul, desde as nascentes do rio Balsas, encostado à serra Tabatinga ou Mangabeira, até o vão do Serobim donde nasce o Parnahiba; do lado de leste, desde o vão do Serobim pela margem esquerda do Parnahiba até à barra do Limpeza; e pelo lado de oeste, rio Balsas acima até suas vertentes.

Art. 2º Ficam revogadas as disposições em contrário.
Mando, portanto, a todas as auctoridades a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nella se contém. O secretário do governo a faça imprimir, publicar e correr.
Palácio do governo do Maranhão, aos oito dias do mez de julho de mil oitocentos e setenta e um, quinquagésimo da independência do Império. – José da Silva Maya.”

Desde então a Senhora das Vitorias é a mãe e padroeira de Alto Parnaíba, protetora e amparo deste povo, humilde prostrados diante de vossa venerada imagem.  

“Nossa Senhora das Vitorias, nós vos proclamamos nossa mãe e rainha, sede a nossa vitória contra as seduções do mundo e os laços do demônio, guiando-nos pelo caminho seguro da salvação a fim de que um dia possamos todos cantar as vitorias, no céu, por toda eternidade, amém!
 
Nossa Senhora das Vitorias, rogai por nós!!!



Fonte: Blog Decio Helder do Amaral Rocha
Prefeitura Municipal de Alto Parnaíba (SEMED)
Paroquia de Nossa Senhora das Vitorias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010