A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ALTO PARNAÍBA LANÇA EDITAL PARA ELEIÇÕES PARA ESCOLHA DE DIRETORES E COORDENADORES DAS UNIDADES ESCOLARES.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ALTO PARNAÍBA LANÇA EDITAL PARA ELEIÇÕES PARA ESCOLHA DE DIRETORES E COORDENADORES DAS UNIDADES ESCOLARES.

Imagem Internet 

Referendada pela Lei n° 175/2009 de 07 de dezembro de 2009 e Lei n° 182/2010 de 01 de março de 2010, a Secretária Municipal de Educação de Alto Parnaíba - Maranhão, Professora Sandra Regina Lopes de Souza, lança edital de convocação para as eleições para escolha de Diretores e Coordenadores das escolas da rede pública municipal, que acontecerá no próximo dia 02 de julho de 2017.  

Alto Parnaíba, cidade situada no extremo sul maranhense é pioneira na gestão democrática nas escolas municipais, desde 2011 realiza eleições diretas para escolha de Diretores e Coordenadores Escolares, sendo este o quarto pleito consecutivo, os diretores e coordenadores têm mandatos de dois anos, podendo ser reconduzidos apenas para mais um de igual período.

O prefeito Rubens Sussumu Ogasawara, lembra que, as eleições nas escolas referenda a importância da liderança comunitária do gestor escolar, o governo abre mão de um poder e coloca-o nas mãos da comunidade, uma vez que envolve  professores, funcionários, estudantes e pais, dando a comunidade escolar autonomia para escolher seus representantes e podendo ter maior participação na vida escolar dos alunos, com acompanhamento e fiscalização, ressaltou o prefeito.

Para o governador Flávio Dino “a eleição direta para diretor de escola é parte de um amplo conjunto de ações desenvolvidas pelo atual governo para melhorar os indicadores educacionais do Estado, que prioriza a valorização de professores e gestores escolares. Queremos que eles sejam líderes de um novo momento na educação maranhense”, disse o governador, quando anunciava as primeiras eleições para diretor das escolas no estaduais, que aconteceram no dia 19 de junho de 2015.

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC)  protocolou um projeto de lei, em que propõe um acréscimo ao artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) sobre o estabelecimento de eleições diretas para a diretoria de escolas no em todo País.


O Edital que regulamentará o processo eleitoral será publicado nos próximos dias. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

FESTEJO EM HONRA A NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS