Sindicalistas servidores públicos municipais do Maranhão se reúnem em Balsas e traçam metas

Sindicalistas servidores públicos municipais do Maranhão se reúnem em Balsas e traçam metas


A Federação dos Trabalhadores da Administração e Serviços Públicos Municipais do Maranhão - FETRAM/CUT-MA, reuniu sua diretoria e sindicalistas de mais de trinta municípios do estado para discutir um plano de ações e metas a serem implementados em 2016. O encontro aconteceu nos dias 10 e 11 de Junho em Balsas (MA).

Joenesson de Sousa Santana, Presidente da Federação disse que o estado é dividido em seis regionais. No encontro cada regional discutiu propostas de ações e metas dentro da regional e propostas a nível de estado.

Entre os temas discutidos pelos sindicalistas para o estado estão a questão do repasse que muitas prefeituras descontam o INSS do servidor, mais não repassa para o órgão, prejudicando o servidor na hora do pedido de aposentaria.

Em alguns municípios sem sindicato organizado; prefeituras pagam mal. Não reconhecem os direitos adquiridos como: adicional noturno, insalubridade, quinquênio, licença prêmio.

“Todo o direito que os servidores tem assegurado nos seus planos de carreira ou no estatuto do servidor. Mas alguns municípios tem a tendência de não reconhecer” Ressaltou Joenesson.

Uma Exposição sobre Saúde do Trabalhador da área da saúde foi destacada pela especialista Lindinere Ferreira, representante da Rede Vida Viva do estado do Pernambuco. “Os trabalhadores adoecem e os sindicatos ainda não tem como prioridade a reivindicação dos direitos no sentido de cuidar da saúde do trabalhador.” Enfatizou Lindinere.

Segundo Joenesson vários sindicatos estão renovando suas diretorias e isso é bom. A alternância do poder. Mas esses novos dirigentes na maioria das vezes não sabe como funciona. “Estamos trabalhando a capacitação para esses dirigentes sindicais e assistência contábil e jurídica, para se ter uma estrutura boa que funcione.” Ressaltou.

O advogado da FETRAM, Wlakimar Neto, comentou das 217 ações que a federação moveu contra as prefeituras maranhenses na defesa dos servidores públicos municipais.

Os sindicalistas defenderam melhorias na divulgação das ações realizadas pelos sindicatos. Não só para a sociedade em geral, mais principalmente para que os filiados saibam o que está sendo feito por eles.

Mais da metade dos municípios do Maranhão os trabalhadores não estão organizados. “Nossa missão é fazer com que cada município tenha sindicato de servidores públicos municipais para garantir dignidade para os trabalhadores. Onde o prefeito não quiser cumprir a lei, seremos obrigado ir para a luta. O sindicato deseja ser um parceiro, pois o servidor que é valorizado, que recebe em dias ele presta um serviço com mais qualidade, com mais vontade e a população sai ganhando.” Afirmou Joenesson

A federação defende que assim como em todos os municípios os professores tem plano de carreira e salários. As outras categorias precisam ter, como: os vigilantes, os operacionais (zeladoras e merendeiras) os agentes comunitários de saúde que tem piso nacional, mais nem todos os municípios pagam esse piso.

“Estamos fazendo levantamento nos municípios em busca de trabalhadores que queiram se doar para organizar o sindicato dos servidores municipais. Despertar o sentimento da necessidade da organização, oferecendo apoio com suporte jurídico, contábil para que os servidores possam se organizar criando os sindicatos. Para superar as negações de direitos que hoje existem.” Disse o presidente.

Moisés Ortegal, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Balsas, Fortaleza dos Nogueiras e Nova Colinas (SINDSEPM-BAL) Destacou como positivo a presença dos sindicalistas dos municípios e a palestra da Lindinere Ferreira, que abordou a questão da saúde do trabalhador da saúde.

“Aqui o nosso sindicato evolui muito. Os servidores de Fortaleza dos Nogueiras e Nova Colinas que já contam com sub sedes construídas e as garantias do respeito aos direitos fundamentais respeitadas. Em Balsas negociamos e conseguimos um aumento para todas as categorias de servidores municipais de 10%.” Concluiu o sindicalista.

Representaram o SINSEPAP – Sindicato dos Servidores Púbicos do Município de Alto Parnaíba – MA, os sindicalistas recém reeleitos, Homerino Segadilha e Carlos Biá, que ressaltaram as conquistas dos servidores no município, dentre elas destacaram:  o recente Concurso Público para todas as áreas da administração, a manutenção da Eleição direta para Diretor e Coordenador, além da construção da Sede Social do Sindicato.

No encerramento, os presidentes dos Sindicatos fizeram uma avaliação da atuação destes em seus municípios e saíram com um sentimento de avanço nas conquistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

DEPUTADOS E EX-DEPUTADOS COMEMORAM DERRUBADA DO VETO PRESIDENCIAL SOBRE OS PRECATORIOS DO FUNDEF !