PARTEIRA ALTO PARNAIBANA COMPLETA 107 ANOS DE VIDA!!!

PARTEIRA ALTO PARNAIBANA COMPLETA 107 ANOS DE VIDA!!!

D. Antonia Ferreira de Sousa, Iaiá, 107 anos. 

D. Antônia Ferreira de Sousa, conhecida como “Dona Iaiá”, natural de Alto Parnaíba - MA, que há mais de 40 anos reside na cidade de Guaraí, antes Goiás e hoje Tocantins, completou no último sábado, 17, 107 anos, com muito vigor para realizar suas tarefas domesticas, como relata seu filho  novo, Florêncio Ferreira dos Reis, 67 anos, “Ela até hoje gosta de fazer sua própria comida e às vezes se põe a cuidar do quintal e das plantas, mas, agente tenta evitar que ela faça esforços, afinal não é mais uma mocinha, comenta o filho caçula ao Portal Guaraí Noticias”.

D. Iaiá ao lado de Florêncio,  filho caçula, com 67 anos -  Imagem Guaraí Noticias

Dona Iaiá, é parteira e já ajudou trazer ao mundo, somente na cidade de Guaraí, mais de 200 crianças. Nasceu em 1908, na cidade de Alto Parnaíba – MA, mãe de 14 filhos, 4 ainda vivos.

Dona Iaiá, que enfrentou todas as intemperes da vida, é exemplo a ser seguido por muitas gerações, pois no período em que atuou como parteira não existia a facilidade de se ter hospitais, médicos, planos de saúde,  e, Ela, com toda simplicidade de uma autentica alto parnaibana soube humanizar o momento mais importante de um ser humano que é o dá a luz a outro ser humano.

Questionada sobre o segredo de viver por tantos anos, “Dona Iaiá” diz em sua simplicidade que não sabe explicar, pois segundo ela “esta seria uma vontade de Deus, não dela”. Apresentando uma até “natural” dificuldade em ouvir, a idosa conta ainda que possui uma saúde de ferro, com os níveis de colesterol em dia e sem apresentar problemas de visão ou o temido diabetes.

“Dona Iaiá” é um verdadeiro exemplo de longevidade e simpatia. Muito amada por todos de sua família, a parteira e pioneira de Guaraí não poderia deixar de ser homenageada, mesmo em um dia de certa tristeza pela partida de uma de suas noras. Certamente o que todos que a conhecem esperam é que Deus possa continuar lhe dando saúde e uma vida repleta de muitas felicidades. (Guaraí Noticias)

Possivelmente se ela ainda residisse em Alto Parnaíba, nossa população, não estava se sujeitando em vê estampadas em redes sociais e em jornais de várias cidades a triste e vergonhosa notícia de que mulheres ainda morrem de parto em nossa cidade.   

Fica aqui nossa gratidão a esta brava guerreira alto parnaibana, o nosso desejo é que ela possa um dia voltar a sua cidade natal e receber todas as homenagens que lhe são devidas.

Parabéns D. Antônia Ferreira de Sousa, a querida Iaiá, a Senhora representa o que há de melhor em nossa querida terra!!!

Informações Guaraí Noticias 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010