Alto Parnaíba bate novo recorde e está entre as cidades mais quentes do Brasil

Alto Parnaíba bate novo recorde e está entre as cidades mais quentes do Brasil 

 


As cidades de Alto Parnaíba (MA), localizado no extremo sul do Estado – a 1.078 km da São Luís –, e Barra do Corda (MA) – região central, a 451 km da capital –, registraram nas últimas horas as maiores temperaturas do Maranhão, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em ambas, os termômetros marcaram nada menos que 40°C.

Imagem  Rey Rosa Ascenso
No ranking da região Nordeste, Alto Parnaíba e Barra do Corda 'empataram' com Bom Jesus do Piauí (PI) no topo da lista. Entre as 10 cidades com as maiores temperaturas segundo o Inmet, estão outras duas cidades maranhenses: Colinas (MA), com 39,5°C, e Carolina (MA), com 39,3°C.

No ranking nacional, os municípios ficaram atrás apenas de cidades de Goiás e Tocantins.

Segundo o Inmet, para os próximos dias, a tendência é que a temperatura máxima nessas cidades permaneça estável, ou seja, siga entre os 40°C, mesmo com a possibilidade de tempo nublabo em grande parte do Estado.

Ainda em setembro, Alto Parnaíba havia registrado a terceira maior temperatura em todo o país, com 41,1°C.

Queimadas
As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar colocam o Maranhão em outro ranking: o Estado foi o segundo do país que mais registrou focos de incêndio na última sexta-feira (2), segundo o relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram 565 focos em todo o Estado.

A cidade de Amarante (MA) foi a que teve o maior número de queimadas: 49 nas últimas 48 horas. Na cidade, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comanda uma das maiores operações de combate ao fogo no país.

Os incêndios ameaçam índios que vivem em 143 aldeias na terra indígena Arariboia. Além de combater o fogo, os brigadistas tentam proteger uma área de floresta onde vivem pelo menos 80 índios Awa-Guajá, uma das últimas tribos indígenas nômades do mundo, que nunca tiveram contato com o homem branco.


Ainda segundo o Inpe, de janeiro até o início de outubro, já foram registradas mais de 16 mil queimadas em todo o Maranhão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010