O “JEITINHO” DE BURLAR LEIS

O “JEITINHO” DE BURLAR LEIS


O "jeitinho" oficial, estimulado pelo governo municipal, ganha contornos mais nítidos nas transgressões éticas cometidas reiteradamente, no dia a dia. Não se sabe como, e, nem com base em quê, mudaram leis e regras, caso típico da eleição que elegeu diretores e coordenadores das escolas municipais. Com isso, abandona a legitimidade para atuar nas brechas da ilegalidade, no jogo do vale tu – do para agradar antigos aliados.

E, na contramão tenta atropelar o SINSEPAP (Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Alto Parnaíba - MA), com uma politiquinha mesquinha e má intencionada.

Como presidente do referido Sindicato não somos contra o nome da companheira nomeada para o cargo de Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Professora Conceição Neres, pelo contrario, queremos, inclusive lhe render elogios pela sua atuação à frente da coordenação daquela unidade escolar nos últimos quatro anos.

O nosso posicionamos contrario se dá pela forma insana e arrogante adotada pelo gestor em achar que está acima de todos e da lei. 

Quando o edital que trata das eleições de diretores e coordenadores é claro quando versa em seu art. 12.9. Os dirigentes serão nomeados para um mandato de 02 (dois) anos, com direito a uma única reeleição, desde que, tenham cumprido satisfatoriamente a avaliação feita pela Secretaria Municipal de Educação e, preencham os critérios estabelecidos no artigo 33 e 34 da Lei N°182/2010.


É necessário à nomeação por parte do chefe do executivo para os cargos de Diretor e Coordenador, para no máximo dois mandatos, não importa a forma da escolha se direta ou indireta. A recondução não se dá somente através do sufrágio, ela só se concretiza com o ato assinado pelo mandatário. Quando a lei diz que é apenas uma única recondução, mostra claramente que o interesse maior é o rodizio para que não se crie vícios administrativos, isto é aparente na Lei Complementar e no Edital que regeu a eleição.


Se esse fato vingar a eleição para escolha de Diretores e Coordenadores, que foi obtida através da luta incessante do SINSEPAP, tenda fracassar, uma vez que os gestores municipais, não vão querer que aconteça a disputa, pois nomear aliados é menos trabalhoso e rende votos.

Vamos ficar na espreita para que a Secretaria Municipal de Educação corrija o equívoco.

Carlos Biá

Presidente SINSEPAP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010