CURUPÁ CONDENADO AO ISOLAMENTO

CURUPÁ CONDENADO AO ISOLAMENTO

Vista do Curupá
O Distrito de Curupá, distante 120 km da sede administrativa - Alto Parnaíba,  situado no extremo sul do estado do Maranhão, criado pela lei estadual nº 269, no dia 31 de dezembro de 1948, em divisão territorial datada de 1-VII-1950, fica à margem esquerda do Rio Parnaíba, próximo às suas nascentes, primitivamente habitado pelos índios ‘Tapuias’, tendo também, uma reserva de remanescentes de Quilombolas “ Os Macacos”. É o povoado mais importante do município, por se tratar de distrito administrativo.
 
Principal Rua do Curupá


Mas, ao longo destes anos o Curupá foi condenado ao isolamento, esquecido pelas autoridades municipais e hoje corre sério risco de desaparecer.
 
Igreja do Bom Jesus
Em visita, a região, por ocasião do festejo em honra à Bom Jesus, podemos constatar in loco, o sofrimento daquela brava gente trabalhadora, que não desiste do seu torrão.   
 
Cavalgada Noite do Vaqueiro no festejo de Bom Jesus
O acesso é pela estrada vicinal que atravessa o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, abandonada e de difícil trafegabilidade. Nos últimos anos, sempre no dia 04 de agosto, é renovada a esperança daquela gente, quando a prefeitura envia maquinas (o comentário geral é que a apresentação das máquinas é alguma forma de pagamento de promessa). Mas, logo que encerram as festividades as mesmas voltam à sede do município sem prestar os devidos serviços, ou muitas vezes, como foi este ano, na tentativa de melhorar cavam a areia da antiga estrada, que com a chegada das chuvas, transforma em grandes crateras, dificultado ainda mais o transito. Pior que este ano não foi nem preciso a chegada do período chuvoso e já não se consegue trafegar pela estrada.
 
O motorista Moisés Zú, tentando desatolar o carro Foto: Homerino Segadilha
O sistema de comunicação é tão ineficiente quanto à estrada, possui apenas um orelhão da operadora OI, vinculado à telefonia do estado do Piauí, que fica a maioria do tempo quebrado.
Orelhão OI - PI
Por ser distrito o Curupá dispõe de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que são locais onde as pessoas podem receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. Infelizmente aquela gente dispõe basicamente do trabalho de uma única enfermeira sem condições materiais para execução de tais procedimentos. No local foi afixada uma enorme placa indicativa da reforma da UBS, que está parada há meses, com previsão de conclusão em 2014.
Unidade Básica de Saúde - Curupá

Segundo relato de moradores, a desculpa da administração local para o não investimento na região é porque lá não tem produção.

A cidade mais próxima é Barreiras do Piauí - PI, a 60 km de distância, com estrada em melhores condições, mas, se não forem feitos reparos urgentes na ponte de madeira, construída na década de 90, ligando os estados do Maranhão ao Piauí, o isolamento será total.

Ponte sobre o Rio Parnaíba
Esta estrada é o principal acesso de saída de muita gente, que cansada do abandono procura melhores condições de vida em outros centros.  

Sr. Raimundo - Morador dos Macacos
O lugar é de terra fértil, de paisagem exuberante e de um povo acolhedor, pena que sempre foi esquecido pela administração pública municipal.


Dia 31 de dezembro o Distrito do Curupá completará 65 anos desde que foi registrado como distrito, esperamos que sobreviva até lá!
Rio Parnaíba 
Finalizo este texto com as palavras do saudoso Dr. Décio Rocha, que ainda no inicio da década de 2000, já reclamava da mesma situação, e, é que naquela época a prefeitura não dispunha de máquinas, hoje a realidade é bem diferente e as estradas continuam do mesmo jeito.


“Se eu estiver exagerando que alguém me prove o contrário, ou será que a estrada que liga a cidade ao distrito de Curupá e de lá até os Macacos (sem acesso às nascentes do rio Parnaíba) não é o mesmo carreiro de décadas atrás? Não fico feliz em escrever isso, mas jamais vou me silenciar enquanto for vivo. Nunca estive e não estou à venda e assim como JK, felizmente Deus me poupou do sentimento do medo. Em Alto Parnaíba temos terras férteis, água abundante, gente trabalhadora, migrantes contribuindo para o crescimento econômico vertiginoso do município. Isso é possível e deve ser comemorado. Mas a festa eleitoreira do governo municipal, não. Nosso povo tem brio e a indignação é geral, já demonstrada no silêncio após a fala de autoridades locais nos últimos anos. É melhor para quem faz o discurso a vaia do que o silêncio do desprezo, do descrédito, da incredulidade em quem acha que a maioria da população de Alto Parnaíba irá se contentar com pão e circo”.

Click e veja mais fotos
Com informações do Blog Folha Mistura Total,  Relatos de moradores do local e Blog Dr. Décio Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010