E A DEMOCRACIA, COMO ANDA EM ALTO PARNAÍBA?



Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo.




A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio(voto) universal.

É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. 

A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias.

Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos têm os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade.

Recebe o nome de liberdade de expressão a garantia assegurada a qualquer indivíduo de se manifestar, buscar e receber ideias e informações de todos os tipos, com ou sem a intervenção de terceiros, por meio de linguagens oral, escrita, artística ou qualquer outro meio de comunicação. O princípio da liberdade de expressão deve ser protegido pela constituição de uma democracia, impedindo os ramos legislativo e executivo do governo de impor a censura.

Um debate livre e aberto sobre as questões nacionais fundamentais gera considerações positivas sobre a melhor estratégia a ser adotada na solução dos problemas daquela comunidade. Por isso, é fundamental a existência da democracia e de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação permita que esta participe da vida pública, fortalecendo as instituições públicas com sua influência. É aí que entra a liberdade de expressão, pois esta proporciona à coletividade uma gama variada de ideias, dados e opiniões livres de censura, que podem ser avaliados, e possivelmente, abraçados. Para um povo livre governar a si mesmo, deve ser livre para se exprimir, aberta, pública e repetidamente; de forma oral ou escrita.

É importante salientar que sempre que esta garantia sofrer determinada restrição, esta deve ser caracterizada em parâmetros claros, estritos e inseridos dentro de uma conjuntura definida. A restrição legítima é bem diferente de abuso de poder e ilegalidade. Além disso, a liberdade de expressão não é um direito absoluto, o que significa que a manifestação pode descambar para a calúnia, difamação ou injúria, o que pode originar um processo ou resposta em reação à declaração feita.



Depois de sabermos o significado de Democracia e Liberdade de Expressão, entendemos que em nossa querida cidade, estão tentando calar a imprensa com ameaças aos BLOGS e consequentemente aos blogueiros que expressam a opinião pública e dá voz ao povo através de denuncias do mau uso da coisa pública.

Os poderes constituídos têm seus meios e recursos para divulgarem suas ações, não cabe a nós fazer este papel. Quando é de interesse coletivo ou utilidade pública sempre fizemos e faremos. Promoção pessoal ou política não dá.

Existem vários meios legais para coibir excessos, se os donos do poder acham que nós, blogueiros, estamos excedendo recorra aos meios legais, por exemplo ao Ministério Público,  e ofereça denuncias, este por sua vez saberá analisar e com certeza, se encontrado algum agravante tomará as medidas cabíveis. Agora, ameaças baratas é coisa de DITADOR, e, isso aqui em Alto Parnaíba faz muito tempo que foi extinto, o povo soube dá a resposta.  2016 vem aí !!!


Leia mais sobre:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010