TRAGÉDIA EM ALTO PARNAÍBA – MA

TRAGÉDIA EM ALTO PARNAÍBA – MA

“BANHISTA E LEVADO PELAS ÁGUAS DO PARNAÍBA”

Foto: Sandra Regina BPI

Ao chegar da cidade de Corrente - PI, em companhia do Vereador Wladimir Rocha, paramos no Bar do Candinho, beira rio,  para tirar a poeira da garganta e apreciar o majestoso Velho Monge, que por sinal em sua margem esquerda acontecia a abertura da festa promovida pela Prefeitura de Alto Parnaíba – MA, intitulada de “Alto Verão”. Mas, o que vimos foi uma total falta de respeito para com a natureza, para com os banhistas e turistas, consumidores lançavam frascos vazios de bebidas no leito do rio (litros, latas, etc) que desciam rio abaixo.

Se não bastasse, esqueceram de contratar os “salva-vidas”, que poderiam ter impedido os afogamentos e o consequente desaparecimento nas águas do Paranaíba do filomenense Paulo de Geracino, que participava da festa. (Leia Blog de Smith Rosa).

O saudoso Dr. Décio Rocha, já denunciava tais tragédias desde junho/2011 e infelizmente nada foi feito para evitá-las. (Leia Blog DécioRocha)

Outro fato preocupante foi a quantidade de embarcações trafegando em meio aos banhistas, inclusive uma potente Moto Aquática sendo pilotada por uma criança rio arriba rio abaixo, veja o que diz a Legislação e códigos náuticos:

Assim como os veículos terrestres as motos aquáticas devem obedecer as leis de trânsito, também estão subordinadas as leis, fiscalizadas e geridas pela Marinha do Brasil e a Capitania dos Portos.

Não diferente de quem conduz uma motocicleta em terra firme, e por isso é chamado de motociclista, o condutor de uma moto aquática é chamado de motonauta e necessita de habilitação especial para isso.

Desde julho de 2012 estão em vigor às novas regras para obter a habilitação de motonauta. Segundo a Marinha do Brasil, com a nova regulamentação, o candidato a carteira de habilitação marítima deve ser maior de 18 anos e, cumpridos os procedimentos para se tornar um motonauta, precisa obter um segundo documento, a Arrais Amador, desta forma ele estará apto a pilotar em águas abertas (rios e mares) e abrigadas (lagos e represas).

São necessários cursos específicos com carga horária de 4 a 10 horas/aula em escola credenciada pela Marinha, dentre outras provas teóricas e práticas.

De posse da documentação necessária, o condutor é obrigado a utilizar colete salva-vidas e deve navegar com sua moto aquática somente a partir de 200 metros em relação a orla da praia. Vale lembrar que ao emprestar ou alugar a embarcação para menores de idade e pessoas inabilitadas, o proprietário fica sujeito às punições previstas por lei respondendo perante o Tribunal Marítimo nas esferas civil e penal. (Revista Mundo Moto)


Faz-se necessário também as festas, e a beira rio de Alto Parnaíba é o local mais atraente da cidade, principalmente nesta época do ano, em que recebemos muitos conterrâneos e turistas, que apreciam as belezas inconfundíveis do nosso principal cartão postal. Alertamos aos organizadores do evento, neste caso a prefeitura, que diminua a autopromoção e os discursos vazios e invista mais na segurança das pessoas que vêm investir em nosso município.  

Comentários

  1. REALMENTE ESTÃO SO SE AUTO PROMOVENDO E DEIXANDO ACONTECER BARBARIDADES COMO ESSA, E UMA VERGONHA MESMO É A FALTA DE LEI E FISCALIZAÇÃO DEIXAR MENOR DE JET SKY UMA VERGONHA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010