PREFEITURA DE ALTO PARNAÍBA COMETE TERRIVEL CRIME AMBIENTAL

"Quem poderia ajudar salvar está dando o tiro fatal".   



Vejam o que Prefeitura Municipal de Alto Parnaíba, primeiro município maranhense banhado pelas águas caudalosas do velho monge,  está  fazendo com aquele que seria o maior patrimônio do povo desta pequena cidade, separada da capital estadual por mais de 1.100 km, sem sequer uma ONG, que possa cuidar do rio, que serviu de inspiração para grandes poetas, como o nosso, Luiz Amaral, quando escreveu ao seu primo Aderson, o “Bilhete ao Parnaíba”.

Meu caro Luizinho, ouso, chamá-lo assim, por ter grande admiração por seu legado deixado às futuras gerações, que, infelizmente, poderá conhecer o nosso velho rio apenas através dos seus sonetos.

Seu primo não encontraria mais o fundo mais profundo pra segredar ao rio seu recado, agora está tudo raso, nosso rio está morrendo, acredite, em poucos dias o atravessaremos andando, sem que o vermelho do vermelho lindo possa molhar nossas vestes.  

Quem de direito deveria está protegendo o Rio Parnaíba, agora, na tentativa de fabricar uma “praia” está jogando milhares de toneladas de materiais (areia), na sua margem esquerda (o correto seria um reflorestamento com árvores típicas da região), todo este material será levado pelo rio e em pouco tempo formará bancos de areia em seu leito.  

Se não bastasse, parte foi trazida do rio Medonho, que atualmente agoniza, devido à ação devastadora do agronegócio, a outra parte, veio sabe se lá de onde, talvez de um chapadão qualquer ao redor da cidade.

O município já teve a primeira consequência, na tentava de transportar areia, operadores sem qualificações danificaram quase por completo a pá carregadeira do município.  

Não somos contra a promoção de festividades, como o “Verão Vivo” que anualmente acontece na beira rio. Repudiamos e vamos denunciar oficialmente aos órgãos ambientais a forma agressiva e o maltrato ao nosso maior patrimônio.

Salve o Rio Parnaíba!!!


Leia matéria abaixo do G1/MA - Atualizado em 28/03/2013 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010