Alto Parnaíba relata situação da educação pública na cidade


Cidade situada no extremo sul do Maranhão, Alto Parnaíba foi palco de mais uma edição dos Diálogos pelo Maranhão, movimento liderado por Flávio Dino. A ausência do estado no município foi a maior reclamação dos moradores de Alto Parnaíba, que receberam a caravana no último sábado (08).

Letícia Araújo - estudante 
Com apenas uma escola de Ensino Médio pública e a falta de hospitais para atendimento à população mais necessitada, um depoimento durante o evento chamou a atenção de todos os presentes. Era a estudante Letícia Araújo, 16 anos, que tem como objetivo ser médica e fazer atendimento na cidade de Alto Parnaíba.
Sem acesso universal à Educação Pública de qualidade, Letícia narrou a dificuldade por que passam os estudantes da região sul do Maranhão em busca de melhores condições de estudo e de vida.


“As nossas escolas não têm teto e eu sempre me pergunto e a meus amigos o por que disso. A maioria dos jovens não tem oportunidade e tem que ir embora daqui para estudar. E quase ninguém volta porque falta oportunidade,” descreveu a estudante.
Entre outros relatos feitos por Letícia, a falta d’água na cidade e a dificuldade para o atendimento médico na região chamaram a atenção de todo o público presente, que contava com lideranças políticas do estado, lideranças comunitárias, religiosas, empresários e de movimentos sociais.

Situações como essa foram ouvidas por Flávio Dino, que afirmou que é preciso que o Maranhão seja pensado de forma integrada, respeitando as peculiaridades de cada região.

“Alto Parnaíba é o começo do Maranhão para quem acredita em um estado com pluralidades e singularidades. É aqui que nasce o rio mais importante do Maranhão. O nosso estado começa aqui e começa em todas as demais cidades, para quem acredita na transformação e acredita nas pessoas, que devem ser o centro de toda e qualquer ação de estado,” destacou.

Para o deputado federal Simplício Araújo (PPS), é preciso unir forças municipais, estaduais e federais para reverter os quadros desoladores relatados pela população. “Com um governo sério, de diálogo e transparente, é possível fazer com que as ações de governo também cheguem em Alto Parnaíba e não precisemos mais ouvir relatos de jovens que saem do Maranhão em busca de um futuro melhor,” disse.

Flávio Dino afirmou ainda que, com orçamento superior a R$ 13 bilhões por ano, o governo do estado tem condições de difundir políticas públicas nos setores cruciais, que ainda passam por dificuldades. Em Alto Parnaíba, as maiores reivindicações foram da reestruturação da BR 006, a ampliação da rede escolar e o fornecimento de saúde pública pelo estado.

O apelo feito pelos manifestantes era o fim do abandono do poder público, fazendo com que o extremo sul do estado seja beneficiado com investimentos do poder público estadual.

Professor Flávio Damasceno 

Para o professor Flávio Damasceno, é necessário reintegrar a cidade de Alto Parnaíba no roteiro de investimento do Maranhão. Ele destacou a péssima estrutura da escola estadual. “A escola foi pintada porque vinha algum secretário ou alguém do governo aqui. Mas continua sem portas, sem janelas e em época de chuva os alunos são obrigados a ver aula com guarda-chuva aberto,” disse.



Fonte: Diálogos pelo Maranhão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010