MEC VAI AVALIAR DOMÍNIO EM CIÊNCIAS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA




Os alunos da educação básica que farão a Prova Brasil em 2013 já terão de responder a questões de ciências, afirmou segunda-feira (8) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, após evento com líderes empresariais em São Paulo.

As questões da matéria ainda não serão incluídas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Porém, segundo o ministro, elas podem ser aplicadas de forma censitária, ou seja, para todos os alunos que participarem da avaliação.

A Prova Brasil é aplicada a cada dois anos para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio e seu resultado é um dos valores usados para compor o Ideb. Até 2011, a prova avaliava o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática. Com a inclusão de ciências, o sistema de avaliação se aproxima de avaliações internacionais como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês).

Mercadante explicou que, na primeira edição, a prova de ciências servirá apenas para avaliação e calibragem do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Porém, ainda não está definido se as questões da disciplina serão dadas apenas para uma amostra de estudantes ou se serão ser aplicadas de forma censitária e em larga escala.

Mercadante explicou que, além de testar o aprendizado dos estudantes em ciências, pretende investir no aumento do número de oficinas e laboratórios nas escolas. "O prazer da ciência está muito ligado ao viver, presenciar a química, a física", disse ele, que também quer expandir a quantidade de museus científicos no país.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

FESTEJO EM HONRA A NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS