SINSEPAP - Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Alto Parnaíba - continua sem diretoria.


O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira que a lei que criou o piso nacional dos professores passou a ter validade a partir de abril de 2011, quando o tribunal reconheceu sua constitucionalidade.

Na prática, a decisão estabelece que os Estados e Municípios que não cumprem a lei terão que fazer o pagamento retroativo a 27 de abril de 2011.

Em 2008, a lei foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas, em seguida, foi questionada no STF por governadores que alegaram dificuldades financeiras para cumpri-la. Em reposta aos Estados, em decisão provisória, o próprio STF suspendeu o piso.

A corte, no entanto, só analisou o caso de forma definitiva em 2011, validando a lei. Ficou estabelecido que o piso é a remuneração básica, sem acréscimos de forma diversa pelos Estados. A norma estabelece que nenhum professor pode receber menos que o piso nacional para a carga horária de até 40 horas semanais. Atualmente, o piso é de R$1.567.

Caso os Estados e Municípios não cumpram a decisão do STF, podem ser alvo de um pedido de Intervenção Federal para "prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial". Esse pedido seria avaliado pelo próprio Supremo.

Os Estados e Municípios ainda podem ser alvo de um mandado de segurança na Justiça Comum para forçar o cumprimento do piso. Isso pode ser feito, por exemplo, por associações de professores.   

Com a falta do SINSEPAP, Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Alto Parnaíba, os servidores em Educação do Município de Alto Parnaíba devem seguir orientações do Sinproesemma - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão e buscar seus direitos.


Os detentores dos documentos do SINSEPAP devem promover Assembleia Geral com os servidores e pautar a Eleição para composição da nova diretoria o mais breve possível  sob pena de grupos de servidores ingressar ações judiciais contra a antiga diretoria reivindicando a  documentação para postular o pleito eleitoral.

Toda a documentação do SINSEPAP, está em posse da  diretoria vencida que tem como presidente o atual Vice-Prefeito e Secretario Municipal de Educação.

O Sinproesemma esta atuando junto ao governo do Estado do Maranhão e fazendo com que cumpram a Lei


Diante da cobrança da direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) pela aplicação imediata da jornada extraclasse (1/3), conforme estabelece a Lei do Piso (11.738/2008), o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, sinalizou que o governo deve cumprir a medida, a partir de fevereiro deste ano, se os professores aceitarem fazer horas adicionais de trabalho remuneradas.

De acordo com o secretário, nesse primeiro momento, será ofertada ao educador a alternativa de permanecer com a mesma jornada em sala de aula, porém com remuneração extra da carga horária que ultrapassar a jornada prevista na Lei do Piso. Sem professores na rede para suprir a demanda provocada com a implantação da nova jornada, o governo justifica que a alternativa é uma medida para não prejudicar o sistema de ensino.

O presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, avalia que a alternativa do governo para a implantação da jornada não deve ser uma imposição: “O professor não deve ser amordaçado pelo governo. Quem não desejar ultrapassar, pode cumprir apenas o que diz a lei”, afirma o sindicalista, que cobra imediata realização de concurso público para resolver o problema da falta de professores na rede.

Concurso


A direção do Sinproesemma defende que o governo realize concurso público anualmente, para suprir o déficit de professores. Levando em conta a redução da jornada de trabalho dos professores, em sala de aula, com a implantação da jornada extraclasse, assim como a grande quantidade de professores que estão próximos da aposentadoria, o concurso público torna-se uma necessidade urgente. “Se o governo não realizar certame público para preencher a carência de profissionais, a rede de ensino, em breve, deve entrar em colapso”, ressalta Pinheiro.

Correção do Piso


Outra cobrança do Sinproesemma feita ao governo é a correção de 7,97% nas remunerações dos trabalhadores, como foi anunciado pelo Ministério da Educação (Mec) para 2013. O sindicato já está elaborando a proposta de tabela com os vencimentos dos professores corrigidos para apresentar ao secretário de Educação. Após conclusão, a proposta será publicada no site do sindicato para conhecimento da categoria.

É hora de esquecer paixões politicas e lutar  por seus direitos. Lembrem-se administrações passam  e você continuará PROFESSOR. 

Leiam também: 

Governo propõe horas extras para cumprir jornada extraclasse

Lei do Piso (11738/2008)


STF decide que a lei do piso nacional dos professores é válida desde 2011





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010