Frequencia escolar é debatida durante encontro estadual


O 8º Encontro Estadual de Frequência Escolar do Programa Bolsa Família (PBF) promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), iniciou hoje, a partir das 8h, no auditório da Fiema, e  encerrá, amanhã (12), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, com um debate sobre o tema “Operacionalização do Sistema Presença” e espaço para apresentação de dúvidas e questionamentos dos participantes.

O evento terá como público alvo os prefeitos, secretários de educação e operadores da frequência escolar dos 217 municípios maranhenses. O encontro do PBF será aberto pelo secretário de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro. Em seguida a ex-reitora da PUC de Goiás e diretora de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania (Secadi/Mec), Clélia Brandão Alvarenga Craveiro, fará a conferência máster enfocando o tema “Educação de qualidade para todos - Desafio para governos e sociedade”.

A superintendente dos programas de Transferência e Complementação de Renda da Sedes e coordenadora estadual do Programa Bolsa Família, Ana Gabriela Borges, explica que a execução e gestão do Programa Bolsa Família acontecerá de forma descentralizada, por meio da conjugação de esforços entre os entes federados nas esferas federal, estadual e municipal, observada a intersetorialidade e as ações complementares.

Ela destaca que o acompanhamento da frequência escolar é parte importante para a manutenção do benefício dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família. O acompanhamento tem como foco ampliar o acesso dos cidadãos aos seus direitos sociais básicos, em especial os relativos à saúde e à educação; garantir às crianças e adolescentes beneficiados pelo PBF o acesso à educação; proporcionar a permanência das crianças e adolescentes na escola e construir a consciência nas famílias de que a escolarização constitui forte componente na tentativa de superação da pobreza contribuindo no combate à evasão escolar.

“É necessário consolidarmos um trabalho de excelência para o processo de informação da frequência escolar, fazendo-se a conscientização dos gestores, equipes administrativas e professores com relação ao preenchimento dos formulários de acompanhamento e o cumprimento dos prazos estabelecidos”, afirma Ana Gabriela.

(O Imparcial)

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