ALTO PARNAÍBA. HÁ MAIS DE 72 HORAS SEM ÁGUA POTÁVEL !



Como esta noticia não é nenhuma novidade em  Alto Parnaíba, recorremos ao Blog do Dr. Décio Rocha e encontramos uma matéria de dezembro de 2011, que retrata a atual situação que insiste  em  continuar atual, veja  na integra o que foi escrito, em 05 de dezembro de 2011, pelo renomado Advogado e hoje, Procurador Geral do Município.  




segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
COMUNIDADE CLAMA POR ÁGUA


No trajeto até meu escritório, no início da manhã de hoje, ouvindo o programa de Eroilson Pires na Rádio Comunitária Rio Taquara FM, me concentrei no elevado número de telefonemas de pessoas do bairro Santo Antonio, na cidade sul maranhense de Alto Parnaíba, com a mesma denúncia e o mesmo apelo: a falta de água e quase um clamor pedindo que o fornecimento desse elemento indispensável à vida e aos pequenos e indispensáveis afazeres do dia-a-dia seja pelo menos minimizado.

O problema já é crônico e a culpa maior, além da estatal maranhense fornecedora de água potável, a Caema, é da Prefeitura que, em 1989, de forma irresponsável vendeu o sistema municipal de água, instituído na administração anterior do ex-prefeito Antonio Rocha Filho, e pôs fim a esse projeto que garantia água de qualidade e a preços mínimos aos consumidores de toda a cidade. No bairro Santa Cruz o sistema já estava implantado e nos bairros São José e Santo Antonio, os poços artesianos jorrando, canos e tubulações comprados e pagos pelo erário público, necessitando tão-somente a sua instalação.

A verdade é única. Alegando indevidamente que o município não poderia sozinho arcar com custos elevados para garantir água potável a todos, os sucessores de Antonio Rocha Filho, também esquecendo-se as promessas feitas nas campanhas eleitorais, nada fizeram, ao contrário, canos, tubulações e caixas d'água foram desviados e vistos em propriedades rurais de políticos até pouco tempo atrás. Enquanto isso, o povo sofre e não apenas a comunidade do Santo Antonio, como dos demais bairros, do Prata e de parte do centro de Alto Parnaíba. Enquanto isso, já em campanha, candidatos percorrem as casas dos moradores dessas comunidades abandonadas e desrespeitadas, tomam um cafezinho, atrasam o trabalho doméstico das donas de casa e a saída de homens e mulheres para o trabalho diário com conversas repetitivas, o lenga-lenga de sempre e as mentiras sem fim.

As famílias há anos vivem economizando a água, inclusive para preparar os alimentos, já que chega a faltar ininterruptamente por 72 horas, além de pingar nas torneiras - na maioria - apenas durante o período noturno. Apenas o voto consciente para mudar esse quadro de calamidade que perdura há 22 longos e tenebrosos anos de governos abaixo da média tolerável em Alto Parnaíba.

Postado por Dr. Décio Helder do Amaral Rocha às 09:13 
http://deciorocha.blogspot.com.br/2011/12/comunidade-clama-por-agua.html

Vamos apenas ilustrar com fotos, esta triste realidade que vive o povo altoparanaibano   principalmente os menos favorecidos e que não dispõe de reservatórios de água em suas residencias. Veja as dificuldades que as pessoas enfrentam para obter este bem essencial à vida. 
Percorremos toda cidade e deparamos com as seguintes situações:

As pessoas do Bairro Santo, recorrem ao Brejo do Campo, para obtenção de água..


Já a população do Bairro Santa Cruz procura  o velho e bom chafariz, solução desde a década de 80,
quando iniciou o povoamento no bairro... 



ou, ainda como  fez D. Joana Araújo, 60 anos, umas das primeiras moradoras do bairro,
conseguiu a água tão preciosa  nas instalações da creche em construção. 



A solução para os moradores do Bairro São José é o chapada, pessoas chegam ao local por volta das 05 horas da madrugada
  para conseguirem água "limpa" para o consumo humano. 

Fomos ao escritório da Caema por volta das 10:30, desta sexta feira e deparamos com o prédio fechado e este comunicado:

Observe que não tem a assinatura do responsável local da empresa.


Já este jovem usa água da própria concessionaria, que desde o final da década de 1970,
explora e comercializa água em Alto Parnaíba sem nenhum respeito para com o consumidor.

E para finalizar apresentamos isso:

Aqui são jogados fora milhares de metros cúbicos de água diariamente,
que seria suficiente para abastecer toda cidade e tiraria o povo deste terrível sofrimento.  

"Desde o surgimento da vida na Terra, a água é o elemento mais importante para a sobrevivência de todos os seres vivos. Sem ela, o planeta seria desabitado. Mesmo assim, a humanidade tem desperdiçado este recurso. Dados da ONU de 2006 revelam que até 2050 mais de 45% da população mundial não terá acesso à água potável".  http://www.metodista.br


Por Carlos Biá. em 25 de janeiro de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urnas eletrônicas serão usadas na eleição de Conselheiros Tutelares

BR-235 - Pavimentação Asfáltica da Obra BR-235, trecho Alto Parnaíba MA / Pedro Afonso TO.

TRE aprova pedido de investigação das eleições 2010